Vigilantes da Gestão faz visitas em cidades de Santa Catarina

 

presidente do Vigilantes da Gestão, Sir Carvalho, visitou nesta semana (21 a 25/10), diversos municípios de Santa Catarina, entre eles Chapecó, Caçador, Matos Costa e Porto União.

Estradas esburacadas com muito perigo. Perigo não somente nos trajetos, mas também nas muitas licitações irregulares analisadas. Foram percorridos aproximadamente 1.200 KM.

Há tempos que a ONG vem acompanhando as compras de cidades do Estado catarinense – e sem custo algum para o erário – apontando ilegalidades e notificando prefeitos para correção de editais que podem trazer prejuízos na aplicação do dinheiro público.

 


Na cidade de Chapecó, no oeste do Estado, uma ação civil pública foi impetrada porque o prefeito não acolheu notificação para corrigir processo licitatório na contratação de empresa da coleta de resíduos.

Chapecó
Foto: Vigilantes da Gestão

Novamente, outro edital para serviços apresentava ilegalidades, afrontando a lei de licitações, onde a prefeitura foi notificada para correção, sendo suspenso o processo até julgamento do feito.


Em Caçador, também foram detectadas ilegalidades quanto a elaboração do edital para contratação de diversos serviços aglutinados em um mesmo lote, ferindo o que determina a lei geral de licitações. A prefeitura foi notificada, o Ministério Público foi cientificado e aguardam-se as providências do executivo. Caso não ocorra, será impetrada ação para cessar o feito ilegal.

Caçador
Foto: Vigilantes da Gestão

 


Em vistoria no município de Matos Costa, foram feitas análises de processos licitatórios, orientado as equipes – jjurídica e de licitações – com vistas a correção de vícios em compras e contratos.

Prefeitura de Matos Costa SC
Foto; Internet

 


Durante as visitas, também ocorreram reuniões com membros do Ministério Público de Santa Catarina a fim de alinhar colaboração nos trabalhos de combate à corrupção e desperdício dos recursos do dinheiro público.

 


“Embora, em muitas cidades existam organizações que são custeadas com dinheiro de empresários e pessoas físicas para controlar os gastos públicos, o Vigilantes da Gestão através de seus “vigilantes secretos” – sem os referidos recursos – tem sido demandado, solicitado, conclamado a atuar. E na medida de nossa capacidade humana e financeira, atendemos”, esclareceu Sir Carvalho.
“A maioria dos editais analisados, apresentam ilegalidades, que vão desde o erro na formatação até a forma de contratação. Muitas vezes ocasionados na elaboração dos termos de referências, peça importante para nortear a equipe de licitação. É necessário escolher equipe qualificada nas secretarias, evitando nomeações meramente política e/ou partidárias, primando pelo quesito técnico.
Após as visitas e coleta de elementos de provas e a partir de relatórios, a equipe de ADVOGADOS do VIGILANTES DA GESTÃO entra em cena, emitindo as NOTIFICAÇÕES aos prefeitos, as NOTÍCIAS DE FATO ao Ministério Público e AÇÕES CIVIS PÚBLICAS – conforme cada caso. Nos casos em que haja indícios de crime organizado, o SIGILO É ABSOLUTO, para não interferir e/ou atrapalhar nas investigações”, explica Sir Carvalho.

 

CONTRIBUA COM O COMBATE A CORRUPÇÃO E O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA. 

SEU NOME SERÁ MANTIDO EM SIGILO.

 

 


 

Pin It on Pinterest